CLICK HERE FOR THOUSANDS OF FREE BLOGGER TEMPLATES »

AQUI HÁ GATO!!!!!!!!!!

Create your own Animation

sexta-feira, 15 de agosto de 2008

ATÉ A KIANDA CHORA

A NOSSA MEMÓRIA
O MARTELO


VAI FICAR ASSIM

É um facto que não me permite fazer humor, estou chocado...demoliram o Kinaxixe em Luanda.
É um edifício contruido na chamada "época colonial", referenciado nos livros de arquitectura universal como uma referência conceptual e construtiva, o edificio reflecte os elementos base do pensamento sobre arquitectura tropical, ou seja a ventilação cruzada, o recurso ao grande pé direito, a luminosidade controlada, as protecções a poente no percurso da incidência solar, as relações espaço/ventilação, humidade/conforto térmico.
É o único edifício de Angola referenciado no livro “Arquitecturas do Mundo”, que dirá a Kianda?

P.S. - Costumo dizer que conheço bem uma cidade pelo seu mercado, e em todas que visito lá estou eu a tentar descobrir onde está o mercado. Na minha, cresci a ir ao mercado do Kinaxixe com o meu pai no sábado de manhã. Com o pai, ou a mãe ou até a avó sempre gostei de ir ao mercado e era o do Kinaxixe. Com mágoa vejo-o ir abaixo.

0 comentários: